Governador autoriza compra de equipamentos de segurança para pescadores durante abertura da Marejada em Itajaí

O governador Jorginho Mello participou, nesta quinta-feira, 2, da cerimônia de abertura da Marejada 2025, em Itajaí. Durante o evento, o chefe do Executivo catarinense autorizou a aquisição de 2.500 aparelhos localizadores que serão doados a pescadores em caso de emergência em alto-mar.
Os equipamentos estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca. O investimento total, nesta primeira etapa, é de R$ 2,69 milhões. A entrega deverá ser realizada pela empresa fornecedora no prazo máximo de 90 dias.
De acordo com o governador Jorginho Mello, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com o setor pesqueiro. “Santa Catarina é referência nacional na pesca, e garantir mais segurança para quem vive do mar é uma prioridade do nosso governo. Esses equipamentos vão salvar vidas e dar mais tranquilidade para as famílias dos pescadores. E nada melhor que realizar essa iniciativa numa festa maravilhosa como a Marejada, um encontro que reúne a família ao redor da nossa cultura, culinária, música, enfim, um evento que orgulha Santa Catarina”, destacou.

Os aparelhos funcionam pelo Sistema de Identificação Automática (AIS), utilizando o sinal de embarcações próximas para apontar a localização exata do resgate. A tecnologia de geolocalização representa um avanço na preservação da vida dos pescadores e na eficiência das operações de salvamento, gerando também economia de recursos financeiros e humanos.
“Esse equipamento aqui serve para a salvaguarda da vida humana do pescador catarinense. O projeto é inédito, não tem em lugar nenhum no Brasil. Então a gente está pensando na vida do pescador. Esse equipamento quando você aciona, vai ligar um GPS com a posição dele e o bombeiro vai receber dentro de uma sala de situação o local do pescador em emergência, podendo assim resgatar com mais rapidez”, explicou o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo.
A assinatura contou também com a presença do prefeito de Itajaí , Robson Coelho e do diretor da empresa Navitec, Fabrício Ardigó, além de autoridades locais.
Escrito por:
Osvaldo Sagaz | Secom
Fotos: Airton Fernandes / SPDC